A INCORPORAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO

Na terceira semana de aula continuamos estudando o livro “Psicologia da Educação Virtual”, dessa vez com o capítulo "A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso". Esse capítulo busca analisar a incorporação das diversas tecnologias na sala de aula e os efeitos causados por essa introdução.
Com a leitura do texto foi possível concluir que a penetração das TIC nas escolas e salas de aula ainda é muito limitada; existe um certo potencial que pode ou não se tornar realidade tendo como base os contextos de uso das tecnologias.

Alguns elementos principais que tornam a realidade diferente da expectativa são:
·                    Infraestrutura de apoio limitada: enquanto algumas regiões possuem equipamentos de alto nível e conexão excelente, outras regiões sofrem com carências enormes nos dois aspectos. Ou seja, o panorama das TIC na educação não é homogêneo.
·                    Dificuldades para incluir a internet no currículo escolar: de acordo com os autores, os usos mais frequentes das TIC por professores estão relacionados à busca de informação na internet, edição de textos e preparação das aulas, sem que ocorra majoritariamente atividades relacionadas à comunicação e ao trabalho cooperativo entre os alunos (de caráter inovador).
·                    Falta de um desenvolvimento profissional adequado do professorado: segundo os autores, o professorado expressa uma utilização limitada das TIC em sua prática docente, além de não se sentirem tão cômodos em relação às mesmas.

Assim, tendo como base os pontos acerca da incorporação das TIC em sala de aula, a professora abriu um questionamento: “É possível incorporar as TIC nas escolas? Como?”
Refletindo sobre isso e levando em conta todos os avanços feitos pelas tecnologias, chegamos à conclusão de que é sim possível utilizar as tecnologias nas escolas. Contudo, para isso acontecer, deve ocorrer investimentos em infraestrutura, capacitação e currículo, de forma que o conhecimento possa ser compartilhado de forma coletiva e criativa.

Como estratégia de aprendizagem, foi solicitada a criação de um slide sobre o capítulo já citado e discutido. Segue abaixo as imagens do Power Point produzido.


REFERÊNCIAS: COLL César, MONEREO Carles (org). Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.




























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