EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI


   Ainda a primeira semana foi realizada a construção de um mapa conceitual sobre o texto "Educação e aprendizagem no século XII: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades", escrito por César Coll, Carles Monereo e colaboradores livro Psicologia da Educação Virtual. 
  A partir do texto e da sua discussão em sala de aula, foi desenvolvida uma noção inicial das novas tecnologias da informação e comunicação, bem como da possibilidade de utilizá-las no ambiente educacional com o objetivo de tornar a aprendizagem mais dinâmica, produtiva e acessível para crianças, jovens e adultos.
Decidimos colocar aqui alguns conceitos expostos no texto de César Coll e Carles Monereo:

·           SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: De acordo com os autores, é uma nova forma de organização econômica, social, política e cultural, baseada no desenvolvimento das TIC. Essa sociedade comporta novas maneiras de trabalhar, comunicar-se, relacionar-se e de aprender.

·           INTERNET: é uma “ferramenta de comunicação e de busca, processamento e transformação de informações, constitui um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão, para o aprendizado e para a ação educacional” (Castells, 2001).

·           “INFOXICAÇÃO”: de acordo com Coll e Monereo é o risco de manipulação, de excesso de informação que pode circular rápida e livremente sem critérios para confirmar sua veracidade e capacidade de responder aos interesses daqueles que têm certo poder. O conceito de infoxicação vem junto com algumas outras críticas relacionadas às TIC (segundo os autores, quando utilizadas de forma equivocada, as novas tecnologias podem gerar uma comunicação de baixa qualidade, podem restringir as comunicações emocionais complexas e expressivas, além de permitir a agressão verbal).

Também achamos importante expor as etapas do desenvolvimento das tecnologias de comunicação que são colocadas pelos autores:
1.         Linguagem natural: caracterizada pela fala e gestualidade. Além disso, havia a necessidade dos falantes se encontrarem fisicamente no mesmo tempo e espaço, assim como possuir capacidade de observação, memória e repetição.
2.         Nascimento da escrita: a partir da escrita, não se faz mais necessária a presença física dos interlocutores no mesmo tempo e espaço, porém deve haver, ainda, uma certa proximidade.
3.         Sistemas de comunicação analógica/ virtual: telégrafo, telefone, rádio e televisão romperam as barreiras espaciais e passaram a ser complemento da documentação escrita. Com os computadores a informação passou a ser obtida e compartilhada de maneira mais rápida e com custo mais baixo.

É importante salientar que as tecnologias da informação e comunicação podem ser ótimas ferramentas no processo educacional, uma vez que promovem o compartilhamento de conhecimento de maneira mais rápida, barata e acessível. Entretanto, ao analisar as críticas feitas pelos autores, percebe-se que as mesmas devem ser utilizadas de maneira cautelosa de forma que não gerem excesso de informações e ruídos e possam contribuir positivamente com a aprendizagem.

Segue abaixo o mapa conceitual solicitado pela professora como uma forma de compreender o texto estudado.

REFERÊNCIAS: COLL César, MONEREO Carles (org). Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.







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