EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI
Ainda a primeira semana foi
realizada a construção de um mapa conceitual sobre o texto "Educação e
aprendizagem no século XII: novas ferramentas, novos cenários, novas
finalidades", escrito por César Coll, Carles Monereo e colaboradores livro Psicologia da Educação Virtual.
A partir do texto e da sua
discussão em sala de aula, foi desenvolvida uma noção inicial das novas
tecnologias da informação e comunicação, bem como da possibilidade de
utilizá-las no ambiente educacional com o objetivo de tornar a aprendizagem
mais dinâmica, produtiva e acessível para crianças, jovens e adultos.
Decidimos colocar aqui alguns conceitos expostos no texto de César
Coll e Carles Monereo:
·
SOCIEDADE
DA INFORMAÇÃO: De acordo com os autores, é uma nova forma de organização econômica,
social, política e cultural, baseada no desenvolvimento das TIC. Essa sociedade
comporta novas maneiras de trabalhar, comunicar-se, relacionar-se e de
aprender.
·
INTERNET:
é uma “ferramenta de comunicação e de busca, processamento e transformação de
informações, constitui um novo e complexo espaço global para a ação social e,
por extensão, para o aprendizado e para a ação educacional” (Castells, 2001).
·
“INFOXICAÇÃO”:
de acordo com Coll e Monereo é o risco de manipulação, de excesso de informação
que pode circular rápida e livremente sem critérios para confirmar sua
veracidade e capacidade de responder aos interesses daqueles que têm certo poder.
O conceito de infoxicação vem junto com algumas outras críticas relacionadas às
TIC (segundo os autores, quando utilizadas de forma equivocada, as novas
tecnologias podem gerar uma comunicação de baixa qualidade, podem restringir as
comunicações emocionais complexas e expressivas, além de permitir a agressão
verbal).
Também achamos importante expor as
etapas do desenvolvimento das tecnologias de comunicação que são colocadas
pelos autores:
1.
Linguagem
natural: caracterizada pela fala e gestualidade. Além disso, havia a necessidade
dos falantes se encontrarem fisicamente no mesmo tempo e espaço, assim como
possuir capacidade de observação, memória e repetição.
2.
Nascimento
da escrita: a partir da escrita, não se faz mais necessária a presença física
dos interlocutores no mesmo tempo e espaço, porém deve haver, ainda, uma certa
proximidade.
3.
Sistemas
de comunicação analógica/ virtual: telégrafo, telefone, rádio e televisão
romperam as barreiras espaciais e passaram a ser complemento da documentação
escrita. Com os computadores a informação passou a ser obtida e compartilhada
de maneira mais rápida e com custo mais baixo.
É importante salientar que as
tecnologias da informação e comunicação podem ser ótimas ferramentas no
processo educacional, uma vez que promovem o compartilhamento de conhecimento
de maneira mais rápida, barata e acessível. Entretanto, ao analisar as críticas
feitas pelos autores, percebe-se que as mesmas devem ser utilizadas de maneira
cautelosa de forma que não gerem excesso de informações e ruídos e possam
contribuir positivamente com a aprendizagem.
Segue abaixo o mapa conceitual
solicitado pela professora como uma forma de compreender o texto estudado.
REFERÊNCIAS: COLL César, MONEREO
Carles (org). Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as
tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
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