REGISTROS SONOROS (QUINTO SEMINÁRIO)
O quinto seminário, apresentado no dia 19/09/2018, tratou dos registros
sonoros na sala de aula. O texto utilizado como base para a apresentação foi o
capítulo 16 do livro “Computadores em sala de aula – métodos e usos”.
De acordo com Carme Miró, autora do capitulo, “para captar um ambiente
sonoro, é primordial prestar atenção na audição significativa, ou seja,
compreender, discriminar e memorizar os sons dos fenômenos sonoros que
acontecem em um determinado ambiente”. Ainda de acordo com Miró, a compreensão
de uma mensagem sonora exige muito mais atenção do que uma mensagem visual
requer. A autora destaca algumas competências básicas referentes à audição
sonora, entre elas:
· Ter consciência
do mundo sonoro;
· Sentir e expressar
emoções por meio dos sons;
· Produzir e
interpretar diferentes tipos de informações sonoras;
· Dominar
linguagens especificas do som;
· Desenvolver uma
boa autoestima;
· Incentivar a
criatividade.
Além disso, foi citado o desenhista, músico, compositor e inventor de
instrumentos, Akio Suzuki. Ele inventou o termo otodate: “ponto de escuta”, o otodate
é uma iconografia. Quando Akio Suzuki escuta algum som que possa ser
utilizado para o aprendizado e o desfrute estético, representa-o com um círculo
onde são colocadas duas orelhas em formato de pegadas.
Seguindo a apresentação, foi exposto o processo de gravação do ambiente
sonoro no qual o individuo está inserido, de forma lúdica e atraente. Os passos
são os seguintes:
1. Organização em pequenos
grupos para a realização da tarefa;
2. Escolha do tema;
3. Definição das ferramentas
utilizadas;
4. Realizar a gravação;
5. Anotar data e local da
gravação;
6. Escutar atentamente a
gravação
7. Anotar os sons gravados;
8. Ordenar e separar os sons;
9. Fazer um otodate;
10. Compartilhar a experiência
com outros grupos.
A apresentação foi finalizada mencionando Eloisa Matheu, uma das profissionais
mais importantes da Espanha que tem se dedicado a conhecer os sons da natureza
e sua aplicação no campo da educação, no cinema e na divulgação sonora.
A atividade prática proposta foi a gravação e edição de um áudio sobre
algum tema abordado durante as aulas, utilizando o celular e um aplicativo da
escolha dos alunos. Resolvemos falar em nosso áudio sobre as webquests, o
resultado segue abaixo.
Referências: MIRÓ, Carme. O registro sonoro nas aulas. In: BARBA, Carme
et al. (org). Computadores em sala de aula: métodos e usos. 1. ed. Porto
Alegre: Penso, 2012. cap. 16, p. 205-210.
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