REGISTROS SONOROS (QUINTO SEMINÁRIO)



O quinto seminário, apresentado no dia 19/09/2018, tratou dos registros sonoros na sala de aula. O texto utilizado como base para a apresentação foi o capítulo 16 do livro “Computadores em sala de aula – métodos e usos”.
De acordo com Carme Miró, autora do capitulo, “para captar um ambiente sonoro, é primordial prestar atenção na audição significativa, ou seja, compreender, discriminar e memorizar os sons dos fenômenos sonoros que acontecem em um determinado ambiente”. Ainda de acordo com Miró, a compreensão de uma mensagem sonora exige muito mais atenção do que uma mensagem visual requer. A autora destaca algumas competências básicas referentes à audição sonora, entre elas:
· Ter consciência do mundo sonoro;
· Sentir e expressar emoções por meio dos sons;
· Produzir e interpretar diferentes tipos de informações sonoras;
· Dominar linguagens especificas do som;
· Desenvolver uma boa autoestima;
· Incentivar a criatividade.
Além disso, foi citado o desenhista, músico, compositor e inventor de instrumentos, Akio Suzuki. Ele inventou o termo otodate: “ponto de escuta”, o otodate é uma iconografia. Quando Akio Suzuki escuta algum som que possa ser utilizado para o aprendizado e o desfrute estético, representa-o com um círculo onde são colocadas duas orelhas em formato de pegadas.
Seguindo a apresentação, foi exposto o processo de gravação do ambiente sonoro no qual o individuo está inserido, de forma lúdica e atraente. Os passos são os seguintes:

1. Organização em pequenos grupos para a realização da tarefa;
2. Escolha do tema;
3. Definição das ferramentas utilizadas;
4. Realizar a gravação;
5. Anotar data e local da gravação;
6. Escutar atentamente a gravação
7. Anotar os sons gravados;
8. Ordenar e separar os sons;
9. Fazer um otodate;
10. Compartilhar a experiência com outros grupos.

A apresentação foi finalizada mencionando Eloisa Matheu, uma das profissionais mais importantes da Espanha que tem se dedicado a conhecer os sons da natureza e sua aplicação no campo da educação, no cinema e na divulgação sonora.
A atividade prática proposta foi a gravação e edição de um áudio sobre algum tema abordado durante as aulas, utilizando o celular e um aplicativo da escolha dos alunos. Resolvemos falar em nosso áudio sobre as webquests, o resultado segue abaixo.

Referências: MIRÓ, Carme. O registro sonoro nas aulas. In: BARBA, Carme et al. (org). Computadores em sala de aula: métodos e usos. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. cap. 16, p. 205-210.

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