SEQUÊNCIA DIDÁTICA (PRIMEIRO SEMINÁRIO)




A partir do dia 20/08/2018 foram iniciadas as apresentações de seminários relacionados às TIC e a processos de socialização. A sala foi dividida em oito grupos, cada um com determinado tema a ser apresentado e tarefa a ser realizada:

Grupo 1: As competências básicas; uma ponte entre o conhecimento e a vida;

Grupo 2: A teoria das inteligências múltiplas no aprendizado das TIC;

Grupo 3: " To blog or not to blog”, eis a questão.

Grupo 4: A alma da webquest;

Grupo 5: Utilização áudio;

Grupo 6: História em quadrinho;

Grupo 7: Ambiente de aprendizagem virtual (AVA);

Grupo 8: Dispositivos móveis (como utilizar em sala e para além da sala de aula).

Na primeira semana de apresentação, o primeiro grupo explorou as competências básicas para a troca de conhecimento, bem como a questão da relação entre os professores e as TIC e tiveram como referência: BARBA, Carme e CAPELLA Sebastià (Org). Computadores em sala de aula: Métodos e usos . A atividade prática solicitada foi a produção de uma sequência didática. Sequência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. Desse modo, com o objetivo de pôr em prática o conteúdo exposto no seminário, foi proposto que os estudantes deveriam desenvolver uma atividade de caráter interdisciplinar realizando algumas etapas: 

1.              Escolha de uma disciplina para ser utilizada;

2.              Definição do tema da atividade;

3.              Escolha da série onde seria realizada a atividade;

4.              Exposição dos objetivos e estratégias da atividade;

5.              Forma de avaliação através da atividade;

6.              Referências.



As sequências didáticas foram postadas pelos estudantes no ambiente de aprendizagem virtual. Segue abaixo a sequência didática produzida pelas alunas Gabriela Pessoa e Letícia Fragoso.










Comentários

Postagens mais visitadas