AS TIC E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SOCIALIZAÇÃO
Durante a
segunda semana de aula foram produzidos outros mapas conceituais como
estratégia de aprendizagem, porém baseados no capitulo “As tecnologias da
informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização”.
Com a
leitura do texto foi possível perceber que as tecnologias utilizadas em cada
momento histórico influenciam os indivíduos em suas relações sócias, suas metas
e práticas cotidianas. Desse modo, há uma relação entre as mudanças históricas
e as mudanças ocorridas na tecnologia. Além disso, pôde ser observado que as
tecnologias ampliam as habilidades humanas, visto que é possível fazer tarefas
de forma mais eficiente e melhor enquanto outros saberes são desenvolvidos.
O texto
aborda principalmente o tema dos videogames, observando os impactos exercidos por
eles sobre as diversas áreas, como a atenção visual, representação espacial,
descobrimento indutivo e representação icônica. Os videogames também são alvos
de questões como gênero, violência e valores de determinada cultura.
O texto traz
ainda a seguinte citação: Quanto mais
rede social física se tem, mais se utiliza a internet, e quanto mais se utiliza
a internet, mais se reforça a rede física que se possui. (WELMAN, 2004).
Baseada nela, a professora levantou o seguinte questionamento:
“Você concorda com a afirmação ou você acha
que a internet causa isolamento?! Comente se você acha que suas relações
sociais físicas potencializam suas redes sócias (virtuais) e/ou vice-versa.”
Assim, o
questionamento foi respondido através da plataforma de aprendizado virtual, com
os estudantes colocando o seu ponto de vista e interagindo com os colegas,
apontando se concordava com determinada resposta ou não. Analisando o texto estudado e as reflexões
feitas por nossos colegas, chegamos à seguinte conclusão:
“É possível
perceber que a internet causa, sim, um certo isolamento. Ao passo em que informações
são compartilhadas mais rapidamente, culturas
são conhecidas e difundidas pelo globo e o contato entre as pessoas que
se encontram distantes fisicamente é feito de forma mais simples, há pessoas
que se fecham para o mundo real, passando a viver em função do mundo virtual e
assim se isolando do contato físico com as pessoas ao seu redor. Tendo isso em
vista, as tecnologias devem ser utilizadas de forma cautelosa a fim de evitar
certos problemas”.
Segue abaixo os mapas conceituais produzidos.
REFERÊNCIAS: COLL César, MONEREO Carles (org). Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
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