AS TIC E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SOCIALIZAÇÃO

Durante a segunda semana de aula foram produzidos outros mapas conceituais como estratégia de aprendizagem, porém baseados no capitulo “As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização”.
Com a leitura do texto foi possível perceber que as tecnologias utilizadas em cada momento histórico influenciam os indivíduos em suas relações sócias, suas metas e práticas cotidianas. Desse modo, há uma relação entre as mudanças históricas e as mudanças ocorridas na tecnologia. Além disso, pôde ser observado que as tecnologias ampliam as habilidades humanas, visto que é possível fazer tarefas de forma mais eficiente e melhor enquanto outros saberes são desenvolvidos.
O texto aborda principalmente o tema dos videogames, observando os impactos exercidos por eles sobre as diversas áreas, como a atenção visual, representação espacial, descobrimento indutivo e representação icônica. Os videogames também são alvos de questões como gênero, violência e valores de determinada cultura.  
O texto traz ainda a seguinte citação: Quanto mais rede social física se tem, mais se utiliza a internet, e quanto mais se utiliza a internet, mais se reforça a rede física que se possui. (WELMAN, 2004). Baseada nela, a professora levantou o seguinte questionamento:
“Você concorda com a afirmação ou você acha que a internet causa isolamento?! Comente se você acha que suas relações sociais físicas potencializam suas redes sócias (virtuais) e/ou vice-versa.”
Assim, o questionamento foi respondido através da plataforma de aprendizado virtual, com os estudantes colocando o seu ponto de vista e interagindo com os colegas, apontando se concordava com determinada resposta ou não.  Analisando o texto estudado e as reflexões feitas por nossos colegas, chegamos à seguinte conclusão:

“É possível perceber que a internet causa, sim, um certo isolamento. Ao passo em que informações são compartilhadas mais rapidamente, culturas  são conhecidas e difundidas pelo globo e o contato entre as pessoas que se encontram distantes fisicamente é feito de forma mais simples, há pessoas que se fecham para o mundo real, passando a viver em função do mundo virtual e assim se isolando do contato físico com as pessoas ao seu redor. Tendo isso em vista, as tecnologias devem ser utilizadas de forma cautelosa a fim de evitar certos problemas”. 

Segue abaixo os mapas conceituais produzidos. 

REFERÊNCIAS: COLL César, MONEREO Carles (org). Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.




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